Uveítes

O que é uveíte?

A úvea é uma estrutura ocular constituída pelo conjunto dos tecidos da íris, da coroide e pelos processos ciliares. Uveíte é uma doença inflamatória que pode comprometer totalmente a úvea ou uma de suas partes (íris, corpo ciliar ou coroide). Muitas vezes a inflamação atinge também a retina e o nervo óptico. Pode ocorrer em um ou nos dois olhos.

Prevalência

As uveítes podem aparecer em qualquer idade, desde o nascimento até a velhice e, igualmente em ambos os sexos, mas são mais frequentes no adulto jovem.

Hiperemia ocular em paciente com uveíte

Alterações da pupila

Causas

Em grande parte das uveítes não é possível determinar a causa, entretanto, algumas das etiologias são conhecidas e devem ser pesquisadas de acordo com os sinais e sintomas apresentados pelo paciente:

Como existe importante associação com doenças sistêmicas, é importante que o oftalmologista tenha um conhecimento profundo não só oftalmológico, mas também destas doenças sistêmicas.

Inflamação nos vasos da retina (vasculite)

Tratamento

O tratamento varia de acordo com a causa e pode ir desde o uso de colírios até cirurgia. Muitas vezes, é necessário o uso de anti-inflamatórios e corticóides na forma de colírio e/ou comprimido. Algumas uveítes são muito graves e podem comprometer seriamente a visão, causando complicações como catarata, glaucoma, entre outras.

Recomendações

O que é a endoftalmite?

Endoftalmite Infecciosa Bacteriana​ Quais são os sintomas de endoftalmite?​ Como é feito o diagnóstico de endoftalmite infecciosa? Qual o tratamento da endoftalmite infecciosa?​ O

Qual o melhor horário para agendarmos sua consulta?