Uveítes

Hiperemia ocular em paciente com uveíte

O que é uveíte?

Uveíte é uma doença inflamatória que pode comprometer totalmente a úvea ou uma de suas partes (íris, corpo ciliar e coróide). Muitas vezes a inflamação atinge também a retina e o nervo óptico. Pode ocorrer em um ou nos dois olhos.

Alterações da Pupila

Alterações da pupila

Prevalência

As uveítes podem aparecer em qualquer idade, desde o nascimento até a velhice e, igualmente em ambos os sexos, mas são mais freqüentes no adulto jovem.

Causas

Em grande parte das uveítes não é possível determinar a causa, entretanto, algumas destas são conhecidas:

• Infecção por vírus, bactérias e fungos
  • Infecção por toxoplasmose, herpes, citomegalovírus, tuberculose, sífilis, HIV
  • Doenças reumatológicas, por exemplo, artrite reumatoide, lúpus eritematoso sistêmico
  • Leucemias e linfomas
Depósitos corneanos

Como existe importante associação com doenças sistêmicas, é importante que o oftalmologista tenha um conhecimento profundo não só oftalmológico, mas também de doenças sistêmicas.

• Olho vermelho
  • Sensibilidade à luz (fotofobia)
  • Dor
  • Visão turva, embaçada
  • Pequenos pontos escuros que se movimentam
Inflamação nos vasos da retina (vasculite)

Tratamento

O tratamento varia de acordo com a causa e pode ir do uso de colírios até cirurgia. Muitas vezes, é necessário o uso de anti-inflamatórios e corticóides na forma de colírio e/ou comprimido. Algumas uveítes são muito graves e podem comprometer seriamente a visão, causando complicações, como catarata, glaucoma, etc.

Recomendações

• Não se automedique; procure um oftalmologista se seus olhos estiverem vermelhos e doloridos
  • Faça todos os exames solicitados para determinar a causa da uveíte e respaldar o tratamento
  • Leve seus filhos ao oftalmologista para avaliação. Em geral, nas crianças, o quadro das uveítes é crônico e elas não reconhecem os sintomas