Retinoblastoma

Paciente com reflexo branco (leucocoria) por retinoblastoma no olho esquerdo

Paciente com reflexo branco (leucocoria) por retinoblastoma no olho esquerdo

Retinoblastoma é um tumor maligno da retina de origem hereditária ou não; que pode ser uni ou bilateral e pode estar restrito ao olho ou se estender a outras estruturas. O seu aparecimento é mais frequente nos primeiros anos de vida da criança.

Quais os sinais de Retinoblastoma?

O sinal característico do Retinoblastoma é a leucocoria, um reflexo branco no centro dos olhos. Nos olhos saudáveis, esse reflexo é sempre vermelho. Podem ser vistos outros sinais como estrabismo ou baixa visual.

Como é feito o diagnóstico do Retinoblastoma?

O retinoblastoma pode ser diagnosticado pelo pediatra na maternidade através do teste do olhinho ou pelo oftalmologista em uma avaliação precoce da criança.

Qual é o tratamento do retinoblastoma?

O tratamento do retinoblastoma depende do tamanho e localização do tumor. Entre as opções de tratamento estão a quimioterapia, a radioterapia e o tratamento com laser. Em alguns casos, infelizmente, é preciso recorrer à enucleação, isto é, à retirada cirúrgica do globo ocular.

 O que eu posso fazer para descobrir o retinoblastoma?

  • Se informe se seu filho foi submetido ao Teste do Olho Vermelho na maternidade. Caso contrário, procure um oftalmologista enquanto ele é ainda um bebê.
  • O seu filho deve passar por uma reavaliação oftalmológica em torno de um ano.
  • Leve seu filho ao oftalmologista se notar alterações como reflexo branco na pupila ou olhos desviados.
  • Caso haja casos de retinoblastoma na família procure um especialista em doenças genéticas e oriente os familiares a serem examinados por um oftalmologista.