Plástica Ocular

Roisman47654O que é Plástica Ocular?

A Plástica Ocular é um ramo da oftalmologia responsável por tratar as alterações na região das pálpebras e dos tecidos ao redor dos olhos, como cílios e o sistema de drenagem da lágrima, mas sempre primando pela integridade do globo ocular e da função visual.

Pré e pós operatório de retirada de tumor palpebral

Pré e pós operatório de retirada de tumor palpebral

Quais afecções são tratadas pela Plástica Ocular?

A Plástica Ocular abrange entre outros:

A retirada de tumores ao redor dos olhos associada à reconstrução necessária da pálpebra.

Paciente com inversão (entrópio) da margem palpebral inferior.

Paciente com inversão (entrópio) da margem palpebral inferior.

A reparação do desequilíbrio na pálpebra que cause inversão (entrópio) ou eversão (ectrópio) dos cílios ou ainda triquíase (cílios tocando o olho).

Correção da pálpebra que esteja mais caída (ptose palpebral) e do excesso de pele e bolsas de gordura nas pálpebras (dermatocálase).

Por que surgem o excesso de pele, bolsas de gordura e rugas ao redor dos olhos?

O processo normal de envelhecimento leva à perda da elasticidade da pele, a ação da força da gravidade, o fumo e a radiação solar são fatores que aceleram esse processo; há ainda associação com fatores genéticos. Como consequência surgem alterações palpebrais como excesso de pele, bolsas de gordura evidentes, rugas e falta de suporte levando ao mau posicionamento da margem palpebral.

 

Paciente com eversão (ectrópio) da margem palpebral inferior.

Paciente com eversão (ectrópio) da margem palpebral inferior.

A abordagem dessas patologias tem como principal objetivo a restauração anatômica e funcional, além de um planejamento que garanta o melhor resultado estético. Assim, garante-se a saúde ocular e evitam-se complicações como retirada excessiva de pele causando olho seco e dificuldade em fechar os olhos.

O que é a Blefaroplastia?

A blefaroplastia é a cirurgia que visa a remoção do excesso de pele e das bolsas de gordura das pálpebras superior e inferior.

Essa cirurgia não remove as rugas conhecidas como “pés-de-galinha”, nem levanta a sobrancelha caída. Outros procedimentos podem ser associados para corrigir tais alterações.

Rugas

As rugas são consequência do envelhecimento e das repetidas expressões faciais que fazemos durante a vida.

A Plástica Ocular atua no tratamento de rugas nas áreas da fronte e da região periocular, através da aplicação da toxina botulínica, que provoca o relaxamento temporário dos muscular desta região.

Após a aplicação pode haver uma queda da pálpebra superior e visão dupla, mas estas alterações são transitórias e desaparecem espontaneamente.

O que é Blefaroespasmo?

O Blefaroespasmo é caracterizada por contrações dos músculos palpebrais, causando piscar frequente e involuntário dos olhos. Quando o blefaroespasmo se torna muito frequente pode inclusive prejudicar a visão.

O blefaroespasmo é tratado com aplicação de toxina botulínica nos músculos acometidos, provocando seu relaxamento temporário.

O que é Espasmo Hemifacial?

O Espasmo Hemifacial é uma afecção adquirida, que pode estar associada a alterações do nervo facial e caracteriza-se por contração involuntária de apenas um lado da face. Após diagnóstico preciso, o espasmo hemifacial pode ser tratado com aplicações de toxina botulínica.