Oftalmopediatria

Como seu filho enxerga?

A visão é um dos sentido mais usados pelo bebê no início da sua interação com os pais e com o mundo.

Roisman34563456Desenvolvimento visual

A visão tem início no final da gestação através da percepção da luz pelo feto dentro do útero. Ao nascimento, o bebê é capaz de ver objetos e rostos próximos aos seus olhos, a uma distância de aproximadamente 30 centímetros.

Ao final do primeiro mês o bebê é capaz de olhar diretamente para um objeto de interesse e segui-lo com os olhos, mas sua visão é ainda embaçada e se desenvolverá de acordo com o amadurecimento neurológico e com as experiências visuais às quais for exposto.

Entre quatro e seis meses de vida a criança pode apresentar dificuldade na coordenação dos movimentos oculares, o que pode causar desalinhamento dos olhos. Entretanto é possível que esta alteração melhore com o desenvolvimento visual.

O desenvolvimento visual prossegue até ao redor dos sete anos de idade. No entanto, seu período crítico se dá nos primeiros meses de vida e por isso há grande importância na detecção precoce de alterações nesta fase, afim de garantir uma evolução visual plena.

O que você pode fazer:

O primeiro exame deve ser feito ainda na maternidade, pelos pediatras do berçário, conhecido como teste do olhinho. Exame muito útil e necessário, porém incapaz de detectar todas alterações que um bebê pode apresentar.

O primeiro exame com oftalmologista deve ser feito durante o primeiro ano de vida para detectar problemas menos perceptíveis a não especialistas como miopia ou hipermetropia, por exemplo.

Roisman762762Quando se preocupar:

Quanto antes uma alteração visual for detectada, mais provável é a sua correção e a garantia de um desenvolvimento visual adequado.

A prematuridade está mais associada a problemas visuais, como alterações na retina e miopia. O acompanhamento oftalmológico nessa situação deverá ser mais frequente.

Procure um oftalmopediatra se:

• Se seu bebê apresentar uma mancha branca no centro dos olhos, principalmente nas fotografias com flash
• Se seu bebê não conseguir fixar o olhar ou acompanhar um objeto (ou seu rosto) com os dois olhos aos 3 ou 4 meses de idade
• Seu bebê tiver dificuldade para movimentar um ou os dois olhos para todas as direções
• Seu bebê apresentar um ou ambos olhos desviados

Roisman23465O que é Oftalmopediatria?

Oftalmopediatria é um ramo da Oftalmologia destinado a atenção global da saúde ocular da criança. Os olhos de uma criança são diferentes dos olhos de um adulto. Desta forma, as causas da cegueira infantil e as medidas para a sua prevenção devem ser diferenciadas e tratadas por profissionais treinados.

O desenvolvimento visual exige acompanhamento de um especialista para garantir que a criança tenha todo suporte necessário em tempo para garantir uma evolução adequada. O oftalmopediatra possui formação não só quanto às doenças da infância, mas também sobre a melhor forma de se interagir com as crianças, respeitando todas as fases do seu comportamento.

Quais as principais doenças oculares na infância?

1. Estrabismo
2. Catarata Congênita ou Infantil
3. Glaucoma Congênito ou Infantil
4. Obstrução das Vias Lacrimais ou Ducto Nasolacrimal
5. Retinoblastoma