Oclusões vasculares da retina

O que são oclusões/tromboses da retina?

Como um infarto no coração ou um AVC no cérebro (acidente vascular cerebral) a retina também está sujeita a problemas vasculares. São patologias graves e na retina não é diferente, podendo levar à cegueira. Tanto os vasos arteriais quanto os venosos podem sofrer oclusão, sendo que as oclusões venosas são mais comuns.

Acontece o fechamento do vaso por um trombo que impede a passagem do sangue, causando um deficit na irrigação sanguínea do sensível tecido retiniano, o que chamamos de isquemia. Os casos mais graves apresentam edema da mácula, hemorragias no vítreo, proliferação de neovasos e até descolamento de retina.

Oclusão da veia central da retina

Oclusão da veia central da retina na imagem da esquerda e oclusão de ramo venoso superior na imagem da direita. É possível observar hemorragias na região afetada.

Quem pode ter trombose venosa na retina?

O principal fator de risco é a pressão alta (hipertensão arterial). Glaucoma, diabetes, colesterol aumentado e doenças hematológicas também são fatores de risco.

Quais são os sintomas?

O principal sintoma é visão turva e/ou distorcida. A trombose não causa dor.

Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico é feito através do exame do mapeamento da retina (fundo de olho) e normalmente são necessários também os exames de tomografia da retina (OCT) e angiografia retiniana, este último realizado através de  contraste injetado na veia do antebraço.

Tratamento

O tratamento é feito com injecões intra-oculares e/ou laser. As injecões podem ser de anti-angiogênicos (EYLIA, LUCENTIS ou AVASTIN) ou corticóides e servem para tratar o edema de mácula. Estas injeções normalmente são feitas mensalmente até o controle do edema. Laser de fotocoagulação retiniana  pode ajudar no tratamento do edema de mácula e também são usados nos casos mais graves de grande isquemia retiniana.

Tratamento com laser retiniano | Injeção intra-ocular

Tratamento com laser retiniano       |           Injeção intra-ocular