Moscas volantes na visão

O que é descolamento do vítreo?01

Ao nascimento o vítreo é um gel firme que preenche o olho por dentro e está todo colado na retina. Ele sofre alterações com a idade e se torna mais líquido, o que permite que desgrude da retina, é o que chamamos de descolamento do vítreo.

Quem pode ter descolamento de vítreo?

Estima-se que 75% da população acima de 65 anos de idade apresente descolamento do vítreo. Alta miopia, trauma ocular, inflamações oculares favorecem o descolamento precoce do vítreo.

Quais são os sintomas do descolamento do vítreo?

Moscas volantes na visão após o descolamento do vítreo

Os sintomas principais são floaters ou moscas volantes, embaçamento visual, flashes de luz, mais comuns em iluminação fraca.

Como prevenir o descolamento do vítreo?

Não há como prevenir o descolamento do vítreo e ele não é considerado doença, apenas mais uma alteração relacionada à idade. Mesmo que o paciente continue vendo as moscas na visão, não é grave. Entretanto, é fundamental que o exame de mapeamento da retina (fundo de olho) seja realizado quando os sintomas são percebidos, pois o processo de descolamento do vítreo pode levar a hemorragia no vítreo e descolamento de retina.

Tratamento

Normalmente nenhum tratamento é indicado para o descolamento do vítreo. Em alguns pacientes as moscas volantes na visão são muito desconfortáveis e nestes casos pode ser feito laser ou ainda cirurgia. É importante também o re-exame da retina 1 a 2 meses após o início dos sintomas.