Glaucoma

Roisman352654O que é glaucoma?

O glaucoma é uma doença causada pela lesão do nervo ótico cujo principal fator de risco é a pressão intraocular alta. A perda visual se inicia na periferia do campo de visão e piora em direção ao centro, podendo levar à cegueira se não diagnosticado ou tratado.

Não é relacionado diretamente à hipertensão arterial.

Quem pode ter glaucoma?

O glaucoma pode aparecer de forma primária ou secundária a outras doenças oculares, em mulheres e homens, bebês e idosos. É uma doença silenciosa e o paciente só percebe alteração visual nos casos avançados, quando há pouco a se fazer para recuperação da visão.

Logo, a consulta de rotina com oftalmologista com medida da pressão intraocular é fundamental para o diagnóstico. De modo geral, a partir de 40 anos todos devem fazer uma avaliação especifica, sendo que negros e orientais são mais predispostos, assim como quem tem história familiar.

O médico pode ainda achar necessário fazer alguns exames subsidiários, tais como campo visual, retinografia, fundo de olho, gonioscopia, entre outros.

Dor ocular pode ser glaucoma?Roisman7548

Normalmente, o glaucoma é uma doença silenciosa e não causa dor. Entretanto, alguns tipos de glaucoma podem causar dor intensa, são os glaucomas agudos, bem mais raros e graves e necessitam de tratamento de urgência. Dores leves, irritação nos olhos, sensação de areia não estão relacionados com este glaucoma.

Tratamento:

O tratamento do glaucoma é feito através do uso de colírios que abaixam a pressão ocular, sendo necessário cirurgia se não for possível diminuir a pressão somente com os colírios.