Estrabismo

O que é Estrabismo?

O estrabismo é causado por uma disfunção dos músculos oculares que causam um desalinhamento e impedem que os olhos fiquem paralelos. A pessoa com estrabismo é popularmente conhecida como “vesga”.

O desvio pode acontecer com o olho se aproximando do nariz (convergente), ou se afastando dele (divergente) ou ainda com o desvio do olho para cima (hipertropia) ou para baixo (hipotropia).

Quais são as causas do Estrabismo?

São vários os fatores que podem causar desvio ocular. O desvio pode estar presente desde a infância e nunca ter sido tratado, ou pode ter sido imperceptível durante a infância e ficar aparente na idade adulta.

O estrabismo pode também acontecer por fraqueza dos nervos que comandam o movimento ocular. Essa fraqueza pode ser congênita, ou seja, a pessoa nasce com ela, pode ser resultado de um trauma, como acidente de carro, de alterações nos vasos sanguíneos, como o aneurisma, de tumores na cabeça, ou idiopáticas (sem causa identificável).

Outras causas incluem outras doenças que a pessoa possa apresentar, como problemas da tireoide, ou problemas neuromusculares (como Miastenia Gravis); ou a baixa visual pode levar a um desvio progressivo (estrabismo sensorial), mais comumente do tipo divergente.

Tratamento para o Estrabismo

Entre os tratamentos para o estrabismo estão o uso de óculos com lentes especiais chamadas prismas, o uso de tampão (oclusor), a aplicação de toxina botulínica (Botox®, Dysport®) no músculo ocular e a cirurgia dos músculos oculares (cirurgia de estrabismo).