Descolamento de retina

Rotura da retina

O que é Descolamento de retina?

A retina está situada no fundo do olho e dentro do olho existe um gel chamado vítreo, que está aderido à retina ao nascimento. Com o passar dos anos, o vítreo começa a desgrudar da retina, processo denominado descolamento do vítreo. Em alguns pontos o vítreo está mais aderido que o normal e apresenta certa dificuldade de descolar da retina. Por vezes, esta dificuldade é tanta, que  o vítreo acaba rasgando a retina, é o que chamamos de rotura retiniana. Através desta rotura o líquido do gel vítreo consegue entrar sob a retina, provocando o descolamento de retina.

Quais são os sintomas?

04

Flashes de luz, moscas na visão e perda de campo de visão são os principais sintomas.

Quem pode ter descolamento de retina?

Todos, de crianças a idosos, mulheres e homens podem ter descolamento de retina. Pacientes alto míopes, pessoas que já operaram catarata e pacientes que tiveram algum trauma ocular (bolada, soco) são mas predispostos a ter descolamento de retina. Estes indivíduos devem fazer avaliações periódicas e imediatas no caso de trauma ocular.

Tratamento

O tratamento é iminentemente cirúrgico e a cirurgia é considerada urgência oftalmológica. A cirurgia é chamada retinopexia e normalmente é feita por vitrectomia, com variações de técnicas cirúrgicas. Em 20% dos casos mais de uma cirurgia é necessária para colar a retina, sendo que esta porcentagem aumenta quanto mais antigo é o descolamento. Se não for realizado o tratamento, o descolamento de retina pode levar à cegueira. Em alguns casos mais leves ou apenas com roturas na retina, o tratamento pode ser feito com laser de fotocoagulação retiniana.

02

03