Cirurgia Refrativa

A moderna cirurgia refrativa consiste no remodelamento da córnea através do excimer laser, corrigindo erros refrativos tais como a miopia, astigmatismo e hipermetropia. É necessária uma criteriosa avaliação para determinar se o interessado é efetivamente um bom candidato ao procedimento. Alguns dos critérios básicos incluem :

  1. idade mínima de 21 anos;
  2. o grau dos óculos deve estar estável há pelo menos um ano;
  3. a curvatura e espessura da córnea devem estar dentro dos parâmetros considerados normais;
  4. o exame oftalmológico deve estar dentro da normalidade (pressão ocular, fundo de olho)

 

As técnicas básicas de aplicação do laser são o PRK e o LASIK.

PRK – abreviação do inglês “photorefractive keratectomy, o laser é aplicado após a remoção de uma fina camada superficial de córnea, o epitélio.

Após o laser, é colocada uma lente de contato gelatinosa terapêutica, que atuará como um curativo . Alguns pacientes poderão apresentar, no pós-operatório, embaçamento da visão por um período que varia de 1 a 15 dias e certo desconforto, até que o epitélio cicatrize e cubra a área tratada.

01

 

02

 

 

LASIK: (Ceratomileusis associada ao Excimer Laser) – Método de aplicação do Laser nas camadas intermediárias da córnea após a preparação, utilizando-se o microcerátomo automatizado, de uma lentícula que posteriormente recobrirá a área tratada sem necessidade de pontos. Pode corrigir graus mais elevados, e geralmente não há necessidade do uso de lente de contato no pós-operatório, sendo a recuperação visual mais rápida.

 

03

 

Lente de Câmara Posterior Visian ICL

A Visian ICL é uma lente intraocular fácica de câmara posterior produzida pela Staar AG (Suíça). Trata-se de uma opção para a correção de graus de miopia inadequados para o laser, principalmente os graus elevados. A cirurgia é realizada sob anestesia tópica (colírio), sendo feita uma incisão pelo canto lateral da córnea para o implante da lente.  Por se tratar de uma lente dobrável, na maioria dos casos não é necessária sutura para adequada cicatrização.