Catarata

O que é catarata?02

Catarata é quando o cristalino perde sua transparência, fica opaco.

Quais são os sintomas?

Embaçamento visual e ofuscamento do pontos luminosos, como faróis e lâmpadas, são sintomas de catarata

Quem pode ter catarata?

Normalmente afeta idosos, é o que chamamos de catarata senil. Porém um bebê já pode nascer com catarata (catarata congênita) ou ocorrer após traumas ou inflamações oculares

Como diagnosticar?03

O diagnostico é feito através da biomicroscopia anterior (fundo de olho). Quando indicamos a cirurgia, alguns outros exames pré-operatórios serão necessários.

Como prevenir?
A prevenção da catarata não é possível, mas o exame de rotina com o oftalmologista permite sua detecção precoce. Existem colírios que prometem regredir a catarata, não caia nessa mentira!

Tratamento

O tratamento é cirúrgico através de uma técnica que usa ultrassom para a fragmentação da catarata (facoemulsificação) e posterior implante da lente intraocular. Mais recentemente há a opção de realizar parte da cirurgia com um laser chamado de fentosegundo, porém na prática esta técnica ainda não oferece grandes vantagens em relação a habitual com ultrassom.

Lentes Intra-Oculares

Existem várias opções de lentes intra-oculares para implante após a remoção da catarata. Resumidamente, temos as monofocais, que tendem a diminuir o grau para longe após a cirurgia, a ponto de não ser necessário óculos para distância. Estas porém necessitam de óculos para leitura. Existem também as multifocais e as pseudo-acomodativas, que facilitam também a visão para perto sem o uso de óculos, e as tóricas, que corrigem altos astigmatismos. As lentes ainda têm diversos materiais diferentes e podem ser dobráveis ou não. Converse com seu médico para saber qual é a mais indicada para o seu caso.